sábado, 10 de outubro de 2009

PLUGINS PARA PHOTOSHOP

Plug-ins para Photoshop são adicionais que instalamos no mesmo, adicionando novos recursos e novas funcionalidades ao Ps. São pequenos programas que dependem do Photoshop para rodar e que, além disso, rodam dentro do Photoshop ou, em alguns raros casos, rodam fora dele, mas mantendo uma ligação com ele de tal forma que as criações/alterações feitas são aplicadas dentro do Photoshop.




Como instalar?



De um modo geral, os plug-ins devem ser instalados na pasta plug-ins do Photoshop (Arquivos de programas\Adobe\Adobe Photoshop (versão)\Plug-Ins). Portanto, no momento da instalação do plug-in, a pasta plug-ins deve ser escolhida.



Nota: alguns plug-ins não pedem a pasta de instalação: eles já auto-detectam o Photoshop no computador e se instalam na pasta correta automaticamente.



Quais os tipos de plug-ins?



Pode-se classificar os plug-ins de muitas maneiras. Eu uso uma classificação particular e simples:



Plug-ins de manipulação: servem para alterar imagens, aplicar determinados tipos de efeitos, etc.

Plug-ins de melhoramento e restauração: servem para recuperar imagens, ajustá-las, etc.

Plug-ins de criação: são utilizados para criações diversas (criação de efeitos de luz, raios, texturas, etc).



Como acessar e como usar os plug-ins?



Os plug-ins instalados geralmente criam atalhos no menu Filter do Ps, porém isso não é regra geral. Um exemplo disso é o plug-in Alien Skin BlowUp, um plug-in que serve para ampliar imagens com pouca perca de qualidade e que cria um atalho no menu File>Automate. Alguns plug-ins são mais invasivos e criam seus próprios menus independentes no Ps.



Em relação a como usar os plug-ins, como cada plug-in é um programa, cada um terá seus próprios recursos, suas próprias telas, etc., isto é, não existe uma fórmula ou um procedimento específico para se trabalhar com esse ou aquele plug-in: é preciso estudá-lo para aprender a usá-lo.
 
Créditos: Pedro Romão Batista. Um amigo que ajudou a construir minha comunidade no orkut e colaborou de forma brilhante com o tópico plugins.

Nenhum comentário:

Postagens por email.

Entre com o seu email:

Delivered by FeedBurner